sábado, 16 de abril de 2011

Profissões que gostaríamos de saber mais- Parte 3

Artes Cênicas


O QUE FAZ - Utiliza conhecimentos e técnicas para a criação, condução e interpretação de espetáculos teatrais. Entretenimento e diversão fazem parte da missão destes profissionais que trabalham para transmitir idéias e emoções ao público, divulgando a cultura e fazendo críticas sociais. 

CAMPO DE TRABALHO

Criação do espaço cênico, incluindo pesquisa e uso de materiais e técnicas de iluminação no teatro; determinação de todos os elementos do cenário, como objetos, móveis, cores, fundos e adereços; definição e utilização do palco para movimentação dos atores. O profissional deve estar preparado para atender às necessidades apresentadas pelo diretor e ter criatividade para executar suas idéias com orçamentos geralmente pequenos. O cenógrafo lida também com vitrines, estandes em exposições e shows, podendo também fazer adereços para escolas de samba. 

Direção Teatral – Definição e coordenação de todos os elementos envolvidos na montagem de um espetáculo: escolha de texto, elenco, orientação dos atores durante os ensaios, acompanhamento da cenografia, iluminação, figurinos, sonoplastia e seleção de trilha sonora. 

Dramaturgia – Redação de peças teatrais ou adaptação de textos literários, cinematográficos ou documentais para o teatro, cinema e televisão. Além de peças, pode também escrever novelas, seriados e radionovelas, devendo conhecer as linguagens e as possibilidades de cada veículo. 

Ensino – Lecionar para escolas de primeiro e segundo graus, em bibliotecas, centros culturais, museus e associações de bairro. 

Interpretação Teatral – Utilizar técnicas de representação para caracterizar um personagem, através de exercícios vocais e corporais. As principais ferramentas do ator são o corpo e a voz, o que exige treino constante. É uma carreira que demanda talento, disciplina e técnica. 

Teoria do Teatro – Pesquisa, estudo e preparação de livros didáticos sobre artes cênicas. O profissional pode também trabalhar como crítico em jornais, revistas, rádios e televisão. 

REGULAMENTAÇÃO - Lei 6533 de 24/05/1978 e Decreto Lei 82385 de 05/10/1978 para as habilitações de ator, diretor e cenógrafo. Para exercer a profissão é obrigatório o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). 

DURAÇÃO - 4 anos. 

CONTEÚDO - O curso mescla aulas teóricas de história do teatro, técnicas de representação e cenografia com a prática de construção de personagens, interpretação, exercícios de improvisação, expressão corporal, impostação de voz, dança e canto. A partir do terceiro ano, o estudante começa a cursar matérias específicas da habilitação escolhida. 

TITULAÇÃO - Bacharel em Artes Cênicas 

SALÁRIO MÉDIO INICIAL - R$1600,00





Arquitetura e Urbanismo


O QUE FAZ - Cria e organiza espaços para a realização de obras civis, levando em consideração funcionalidade, conforto e estética. Projeta e coordena a construção e reforma de residências, prédios governamentais, religiosos e outros, além de planejar cidades, bairros, praças e jardins. O arquiteto pode atuar também para dar soluções a problemas de iluminação, elaborar desenhos de objetos, móveis, equipamentos industriais e letreiros. 

CAMPO DE TRABALHO

Arquitetura de Interiores - Organização do espaço interno da construção, definindo os detalhes, as cores, o acabamento do ambiente e os materiais de revestimento e iluminação. Pode também desempenhar esta atividade em navios, teatros, lojas e estúdios de cinema e de televisão.

Comunicação Visual - Concepção da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. É uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos graças aos recursos de computação gráfica.

Conforto - É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

Desenho Industrial - Elaboração de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial.

Edificações e Construções - Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.

Paisagismo e Ambiente - Projetar parques, praças e jardins, considerando a organização do espaço para uso social e recreativo.

Luminotécnica e Instalação Elétrica - Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers, empresas e fachadas. É uma atividade ligada à indústria de luminárias.

Pesquisa - Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa.

Urbanismo - Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos.

REGULAMENTAÇÃO - Lei 5194 de 24/12/1966 e Resolução 218, de 19/06/1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Para exercer a profissão, o arquiteto deve registrar-se no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

DURAÇÃO - 5 anos, incluindo estágio obrigatório e visitas a obras de interesse arquitetônico e cidades históricas.

CONTEÚDO - A Arquitetura situa-se no limiar entre as Ciências Humanas e as Exatas, portanto, o currículo inclui Estética, História da Arte e Estudos Sociais, como também Cálculo, Desenho, Estruturas e Materiais de Construção, além de programas de computação gráfica e aulas práticas, dedicadas à confecção de projetos e maquetes.

TITULAÇÃO - Arquiteto e urbanista.

SALÁRIO MÉDIO INICIAL - R$1900,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário